Dicas para lojistas: treinando novos vendedores


Para quem é empreendedor no varejo, a contratação e treinamento de novos vendedores é crucial para o sucesso do seu negócio. Entretanto, se você tiver que demitir um vendedor depois de alguns meses (ou semanas), você perdeu três vezes: 1) ele não cumpriu sua meta ,2) você gastou dinheiro a toa com salário e encargos trabalhistas e 3) você vai ter que contratar um novo vendedor.

Montar uma equipe de sucesso exige uma boa contratação, e também um bom treinamento. Hoje vamos focar no segundo aspecto. Treinar nã precisa envolver um processo complexo que tome seu já escasso tempo. Veja estas dicas simples para extrair o máximo de suas novas contratações, sem comprometer sua equipe:

  • designe um mentor: faça com que um vendedor experiente acompanhe os primeiros passos do vendedor novo, assim ele terá alguém para tirar suas dúvidas e conhecer na prática a cultura da empresa.
  • comece com vendas fáceis: nada aumenta mais a confiança de um vendedor novato  do que fechar uma boa venda.  Deixe que ele faça as vendas mais fáceis, com clientes já conhecidos e tradicionais, onde o risco é baixo. Motivado, ele vai se sentir a vontade para enfrentar tarefas mais difíceis.
  • faça um acompanhamento do seu progresso: mostre ao novato que você se importa, e periodicamente o aborde perguntando simplesmente como ele está e se há algo que você pode fazer por ele.

Como vimos, não é preciso organizar um treinamento formal para formar uma nova equipe, nem é preciso sacrificar seu tempo e recursos para prepará-la. Basta bom senso e espírito de equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *