Dicas para lojistas: o que fazer quando clientes não pagam

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Um dos dilemas mais comuns para lojistas é na hora de cobrar o cliente: se você vende somente à vista ou no cartão, perde clientes potenciais, se vende parcelado, corre o risco de não receber. O que fazer para minimizar os riscos da venda parcelada? Estas são algumas dicas:

  • peça sempre uma entrada: algumas lojas impulsionam vendas com ofertas de compras sem entrada. Assim atraem compradores por impulso, mas o risco é alto se você não tem muito capital de giro para manter as contas em dia no caso de uma inadimplência elevada. Ao pedir uma entrada você separa o joio do trigo e fica com os clientes que já estão dispostos a pagar. Ao eliminar os impulsivos sem dinheiro, você faz um favor a você mesmo e a eles, que não precisam de mais uma conta para pagar.
  • Ofereça bons descontos para pagamento à vista: bons mesmo, nem que você aumente bastante o preço para pagamentos a prazo, para poder oferecer um descontão à vista. Quem paga com dinheiro merece mais desconto do que com cartão, afinal, você não vai esperar nem pagar tarifa para receber.
  • Faça uma pesquisa de crédito: conheça o histórico de seu cliente. Por mais disposto a pagar que ele pareça, o fato de ter um histórico de crédito ruim indica que ele é meio atrapalhado com suas finanças pessoais, e por mais legal que seja, não é o cliente de que você precisa.

São dicas simples que podem lhe ajudar a evitar a dor de cabeça de cobrar clientes, e ter que arcar com as despesas da inadimplência. Não se preocupe coma concorrência que oferece condições de pagamento incríveis, porque, se elas são ruins para seu negócio, serão ruins para eles também.

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